sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A regra do concurso público prevista no Art. 37, II, da CF, não pode ser afastada

Esta é uma mensagem da "OPÇÃO" apostila para concurso público que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Haverá cortes em Concursos Públicos??

A notícia caiu como uma bomba no meio dos concurseiros, deixando muitos frustrados, desapontados e até mesmo desesperados. Escrevo para tecer meus comentários e sugerir a você, concurseiro, as melhores providências. Começo informando que já vivemos isso antes, não é novidade.

Sei exatamente o que é se matar de estudar e ainda ter que ouvir essas notícias. Contudo, tenho experiência no tema e direi aqui o efeito real dessa medida. A primeira coisa que digo é, repito: calma! Vamos analisar a situação com serenidade, clareza, técnica e visão macro. Escrevo para você a partir da experiência de 35 anos como concurseiro.

Antecipadamente alerto que, de 2010 até 2015 as despesas com pessoal e encargos sociais cresceram apenas 6,81%, enquanto o PIB teve aumento de 8,8% e as receitas do governo central aumentaram 10,5%. Ou seja, não são os concursos nem os servidores que estão quebrando o país. Não deveria ser aqui o corte. Mas, mesmo sendo um corte equivocado e prejudicial a todos, temos que lidar com mais este erro do governo.

O dano à sociedade é enorme, mas o dano aos concurseiros é menor, pois, para quem está estudando, a notícia-bomba traz dano mais psicológico do que efetivo.

Vários pontos foram destacados, mas muitas pessoas esqueceram que o governo só pode contratar realizando concurso público e que todos os anos milhares de servidores deixam seus cargos por diversos motivos. Os órgãos precisam de novos profissionais e por isso, não há motivo de alarde e sim de continuar estudando com mais dedicação. Além disso, todas as medidas anunciadas precisam passar por aprovação do congresso.
Os concursos públicos, em meio as crises, são a melhor maneira de ter estabilidade empregatícia, salarial e ainda com benefícios. O futuro para quem sonha em ser concursado não desapareceu, já que é preciso continuar na batalha e esse tipo de corte de gastos já foi anunciado duas vezes, em 2008 e 2011, e em nenhuma das ocasiões houve mudanças no mercado de concursos.

Fonte: Concursos no Brasil
Eu complemento esta mensagem dizendo que a regra do concurso público prevista no artigo 37, II, da CF/88 não pode ser afastada. Logo, tal suspensão é provisória e não pode se estender por período muito longo.
Assim, este é o momento de planejar os estudos com objetivo a longo prazo. Arrisco a dizer que mais ou menos em dois anos tudo volta ao normal, pois nenhuma crise dura para sempre. 
Esse, no entanto, é um tempo bom para o estudante rodar todo o edital do concurso e cargo escolhido e é a estratégia mais acertada neste momento.
Você pode acessar o link apostila, no topo da página e adquirir a sua apostila e começar a estudar desde agora. E quando cessar a suspensão você estará preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário