Informativos do STJ

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Questão 1 – XXI Exame de Ordem Unificado – Direito administrativo

QUESTÃO 1

Enunciado

O Município Sigma contratou o arquiteto João da Silva, por inexigibilidade de licitação, para elaborar projeto básico de serviço de restauração em prédios tombados naquela localidade, cuja execução seria objeto de futura licitação. O mencionado projeto básico foi realizado por João da Silva e, ao final do certame para a seleção da proposta mais vantajosa para sua execução, sagrou-se vencedora a sociedade Bela Construção Ltda., da qual João da Silva é sócio.

A partir da hipótese apresentada, responda aos itens a seguir:

A) João poderia ter sido contratado sem a realização de procedimento licitatório para a elaboração de projeto básico?

B) A sociedade Bela Construção Ltda. poderia ter participado da licitação destinada à execução do projeto?

Resolução da questão

De inicio, vale ressaltar que, conforme o Art. 25, inciso II, c/c o Art. 13, inciso I, ambos da Lei nº 8.666/93, é possível a contratação direta de arquiteto com base em inexigibilidade de licitação, desde que o serviço técnico (elaboração do projeto básico) seja de natureza singular e o profissional seja de notória especialização. Portanto, a resposta à alternativa “A” é afirmativa.

Já a resposta à alternativa “B” é negativa, uma vez que a ligação entre o autor do projeto básico e a sociedade licitante é suficiente para direcionar a licitação ou conceder vantagens indevidas.


Isso, no entanto, viola os princípios da isonomia e da impessoalidade, essenciais aos procedimentos licitatórios, Art. 3º Lei nº 8.666/93, e Art. 9º, inciso I, da referida lei, que explicita tal vedação.



Clique aqui e acesse a peça

Um comentário: